O Município de Dom Eliseu – pa

História da cidade de Dom Eliseu

A origem de Dom Eliseu, está situada na área do município de Paragominas que começou a ser ocupada na década de 60, durante a abertura da Rodovia Br 222, antiga PA 70. O primeiro morador da área foi o Sr. Leopoldo Cunha, um belenense que ali chegou em 1961 como empregado da empresa Delta Engenharia, responsável pela abertura da rodovia, que ligaria aquela região ao município de Marabá.

Apesar da obra ter sido paralisada, Leopoldo permaneceu no lugar e, algum tempo depois, mandou buscar sua família. Para atender as pessoas que constantemente passavam pelo local, ali ele abriu um restaurante, que acabou servindo de atrativo para outras famílias, que foram chegando para formar o povoado. Até 1967 o lugar era conhecido como KM 0, quando mudaram o nome para Vila Felinto Muller.

Em 1970, começou a funcionar a primeira indústria da Vila Felinto Muller, a Serraria Alves Marques Ltda. A exploração de madeira foi crescendo rapidamente, e logo outras madeireiras já haviam se instalado na área. A perspectiva de encontrar terra produtiva só fez aumentar a migração para a Vila Felinto Muller, que depois recebeu o nome de Dom Eliseu. O constante crescimento populacional e econômico da Vila Felinto Muller levou os habitantes de Dom Eliseu a reivindicarem o desmembramento de Paragominas.

Formação Administrativa

Em 10 de maio de 1988, através da Lei nº 5 450, no governo Hélio Gueiros, indicado pela pelo deputado federal Fausto Fernandes teve sua área desmembrada para criação do Município de Dom Eliseu, antigo povoado chamado Felinto Muller, que foi elevado à condição de distrito.

Elevando à categoria de município com a denominação de Dom Eliseu, em homenagem ao bispo Dom Eliseu Corolli lei estadual nº 5450, de 10-05-1988, desmembrado de Paragominas. Sede no atual distrito de Dom Eliseu.

Foi constituída como distrito sede em 01-01-1989, com a posse do 1° prefeito Antônio Jesus de Oliveira. O município e constituído por 2 duas vilas, sendo: vila Bela Vista vulga (Itinga – pá) na divisa do Pará com Maranhão, e vila Ligação que faz-se divisa com município de Ulianópolis. Dom Eliseu é um município brasileiro situado no nordeste do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 04°17’06” sul e a longitude 47°30’18” oeste, estando a uma altitude de 180 metros. Sua população estimada em 2020 é de 60.469 habitantes. Graças a condição de entreposto, Dom Eliseu tem um setor comercial e de serviços relativamente dinâmico. E é um dos municípios mais movimentados da região sudeste paraense.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email